A Aldeia de Castelo Novo      
 
Enquadrada na deslumbrante paisagem da Serra da Gardunha, Castelo Novo, aldeia fundada em 1202, tem sabido conservar toda a sua beleza e tradições ancestrais, tendo sido uma das 10 aldeias de Portugal a merecer o estatuto de Aldeia Histórica.
A melhor maneira para apreciar os encantos de Castelo Novo, é passear pelas suas ruas e vielas, descobrindo os seus mil recantos, as suas casas em granito tipicamente beirãs e os seus alpendres solarengos.
O passeio tradicional em Castelo Novo é a subida até ao Castelo (pensa-se séc. XIII) e Torre de Menagem (período de D. Sancho), de onde se pode apreciar a deslumbrante vista que nos dias límpidos vai até Monsanto e terras de Espanha. No caminho até ao Castelo, pode-se visitar o Chafariz da Bica, monumento barroco ostentando a pedra de armas de D. João V e a acolhedora praça onde se encontra o Pelourinho, a Casa da Câmara e o Chafariz da Praça ou de D. João V. Como a subida é íngreme, refresque-se com a água cristalina do Chafariz da Praça e continue o seu passeio visitando a bonita ribeira de Alpreada, onde poderá encontrar fortes vestígios da passagem dos romanos pela Penísula Ibérica. Ao longo do seu passeio, não deixe de visitar a Igreja Matriz (medieval, mas remodelada no séc. XVIII), a Igreja da Misericórdia (séc. XVII) e a Capela de Santo António (séc. XVI). Acabe o seu passeio admirando a lagariça escavada na rocha granítica, em forma de concha, um magnífico exemplar de construção civil agrícola dos séc. VII e VIII.